quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cantinho da paralisia cerebral - Mara Gabrilli - post no Facebook da Priscila Dutra, mãe do Lorenzo

Cantinho da paralisia cerebral

Confiram o primeiro post da Priscila Dutra, mãe do Lorenzo. Emocionante!

"Sete anos vivendo a paralisia cerebral em todos os sentidos, com tudo que já pude sentir e me doar, com tudo que já chorei e já sorri, com todas as vitórias que foram conquistadas.

Meu filho Lorenzo teve falta de oxigenação momentos antes de nascer, não foi erro médico, não foi castigo, como muitos dizem, não foi engano. Ele chegou a esse mundo de maneira diferente, diferente aos olhos da normalidade, especial dentro do coração de mãe.

Ele chegou e mudou tudo, mudou minha vida, mudou minha maneira de pensar, falar, agir, sentir e ser. Especialmente transformou o escuro em luz.

Meus primeiros sentimentos não foram diferentes da maioria dos sentimentos das outras mães: Por que comigo? Onde eu errei? Quem errou? Onde Deus me colocou? Será que vou conseguir? Medo, angústia, solidão, choro e dor. Vou ser sincera, senti de tudo um pouco. Até que tive de tomar uma decisão: entregaria-me a esses sentimentos ou lutaria pelo meu filho.

Fui aprendendo a vê-lo de outra forma, a senti-lo apenas com o coração de mãe. Um sentimento novo foi crescendo dentro de mim, comecei a ver que eu poderia fazer a diferença na vida dele. Comecei a conversar com médicos e terapeutas, a buscar informações na internet, a trocar informações com outras mães, a ler livros e a entender como eu poderia oferecer essa ajuda.

Um novo caminho foi aberto, os sentimentos ruins foram deixados para trás, e no lugar deles a esperança, a força, a persistência e a luta, tudo isso foi ficando muito mais forte dentro de mim, as primeiras respostas dele começaram a me mostrar que estávamos no caminho certo.

Na troca de informações com outras mães, percebi que além de ajudar meu filho, eu também poderia ajudar indiretamente outras crianças com deficiência. A informação de qualidade tem o poder de mudar muitas situações.

Hoje agradeço a Deus todos os dias pela vida do meu filho, por ele ser exatamente do jeitinho que é. Por ele ter me ensinado a ver a vida de outra forma, por me fazer entender tantas coisas que eu jamais imaginei que fosse entender. Por ele fazer esse sentimento de mãe ser tão forte dentro de mim e por direcionar todas as minhas ações para o bem, para a ajuda, para a solidariedade.

Quando eu consegui enxergar todos esses sentimentos bons, a convivência com a paralisia cerebral se transformou apenas na convivência com meu filho, fico feliz em olhar para ele e ver antes de tudo uma criança que merece ser feliz, que merece brincar, que merece crescer, que merece freqüentar a escola, enfim, ser uma criança como qualquer outra. Quero que meu filho tenha uma infância feliz e seja preparado para vida adulta, entendendo seus limites e suas vontades. 

Para conseguir tudo isso ainda temos muitas lutas pela frente, muitas batalhas a serem vencidas. Precisamos mudar algumas leis, oferecer um melhor tratamento para todas as crianças com deficiência, levar informação de qualidade, orientar, ajudar, dividir. É esse o objetivo do “Cantinho da PC”. De que vale a informação se não compartilharmos? Nosso canal ficará aberto para falarmos sobre terapias, equipamentos, médicos, sentimentos de mãe, de pai, de família e tudo que está no nosso dia a dia.

Sejam bem-vindos! Vamos fazer de nosso “Cantinho” mais um meio para toda essa troca, que é tão importante e faz tanta diferença na vida de nossos filhos!"

Descrição da imagem para cego ver: Foto de rosto de Priscila e o seu filho Lorenzo. Ela tem um semblante calmo e de orgulho e ele um sorriso radiante e vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário